segunda-feira, abril 23, 2012

A Tragédia do Judas Iscariotes

G 1 - O Globo

Morre o ator que fez o papel de Judas e se enforcou por acidente

Morreu na tarde deste domingo (22) o ator Tiago Klimeck, que sofreu enforcamento acidental há duas semanas. A informação foi confirmada pela Santa Casa de Itapeva (SP), onde ele estava internado em coma profundo. O estado de saúde era considerado gravíssimo.

Na Sexta-Feira Santa, 6 de abril, em Itararé (SP), durante a encenação da Paixão de Cristo, Tiago Klimeck representava o papel de Judas Iscariotes. Na peça, o ator deveria subir em uma pedra do cenário com uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento do personagem, conforme relata a história bíblica. Nesta cena, Tiago sofreu o acidente que terminou por lhe tirar a vida. O jovem ator ficou aproximadamente quatro minutos desacordado até que alguém percebeu que ele estava realmente enforcado.


O sucesso abaixo aconteceu no início da década de setenta.

 Clênio Wanderley

Muito se falava no meio artístico do Recife sobre o desempenho de Clênio Wanderley no papel de Judas Iscariotes nos primórdios da Paixão de Cristo em Nova Jerusalem. Judas, o traidor que recebeu um mensalão de trinta moedas de prata, corroído pelo remorso resolve se enforcar. A cena do enforcamento na figueira, era então o ponto alto de Clênio, um misto de dentista e ator/diretor, irascível ao dirigir uma peça e um doce de pessoa na convivência diária, apesar de forçar uma cara de Mefistófeles nordestino. Eu mesmo fui dirigido por ele em uma peça de Ariano Suassuna, "O Auto de João da Cruz", uma das minhas últimas incursões pelo teatro da Paraíba.

Clênio adorava quando descobria na platéia amigos ou conhecidos seus porque aí então ele se esmerava na interpretação. Certa noite, um dos ganchos do colete onde ele prendia a corda para o enforcamento partiu-se, o laço saiu do prumo e o movimento brusco apertava-lhe cada vez mais o pescoço. Qualquer tentativa de se livrar e tomar o fôlego, a corda estreitava. Ele estrebuchava. O pessoal da técnica bem como o resto do elenco a tudo assistia, alguém até comentou:

- "Deve ter muita gente conhecida de Clênio assistindo porque ele hoje está se botando".

Foi quando se deram conta do que realmente estava acontecendo. Ouviu-se um grito: "corre que o homem está morrendo." Rapidamente apagaram as luzes e correram a acudir o Judas.

O pobre do Clênio quase morre enforcado mesmo.

Nenhum comentário: