sábado, junho 30, 2012

A Loira Clandestina


Meses após a inauguração da Ponte Rio-Niteroi, descobriu-se que a amurada era o lugar preferido por 9 entre 10 suicidas.

Naquela tarde de sábado estava pendurada na dita amurada uma loira bem bonitinha que gritava a plenos pulmões:

- Eu vou me atirar! Eu quero morrer! Minha vida não vale nada!

Nisso, vai passando o Messias, rapaz de muito bons propósitos, que agarrou-se às pernas dela e disse num desespero:

- Moça, não faça isso, pelamordedeus!

- Me solta, eu quero morrer! Ninguém vai me impedir! Gritava a loira bonitinha.

- Pense bem, moça. Você é uma filha de Deus perfeita. Você tem a vida inteira pela frente. Ainda há muito que viver. Veja, eu sou marinheiro e lhe faço agora uma proposta. O meu navio parte amanhã para a Europa. Que tal vir comigo? Se chegando lá você ainda continuar no firme propósito de tirar a sua vida, pelo menos conheceu a Europa antes de morrer. Que tal?

- É pode ser, quem sabe? Disse entre soluços, a loira bonitinha.

A loira aceitou e ele a levou ao cais do porto onde o seu belo navio estava ancorado. A expectativa da partida era grande. O marujo a levou ao setor dos botes salva-vidas e explicou:

- Veja, você terá que ficar escondida dentro de um desses botes o tempo todo. O comandante não permite clandestinos a bordo. À noite virei trazer água e comida pra você. Ta bem assim?

- Beleza, confio em você, disse a loira.

E assim se passaram dez, quinze, vinte e oito dias, a travessia era longa. Todas as noites, era uma rotina, ele chegava com a água, e a comida. A loira comia a comida, bebia a água e ele comia a loira. 

No trigésimo quinto dia...

O maior alvoroço no navio. O comandante cismou de fazer uma inspeção geral no barco. Deu tudo certo até chegar ao setor dos botes salva-vidas... e quando ele levantou a lona que cobria um dos barcos...

- “O que você está fazendo aí, moça”? Disse ele espantado.

- Não sei bem, respondeu a loira. Apenas disse:

- O meu amigo me colocou aqui e falou que iríamos para a Europa. Está demorando muito. Será que o senhor poderia me dizer quanto tempo ainda falta de viagem?

- Acho que vai demorar mais um pouquinho, moça. Isto aqui é a Barca que faz a travessia Rio-Niteroi!

                               (pano rápido)

Um comentário:

Jorge Zaupa disse...

O que não faz um safado por uma boa transa. Genial!