segunda-feira, janeiro 28, 2013

Porque me Ufano...


 Queridos brasileiros e queridas brasileiras...

Não se trata de ciumeira, tampouco estou aqui, pobre mortal, tentando denegrir ou menosprezar a tragédia de Santa Maria. Não é nada disso. O país está de luto, as pessoas estão chocadas, traumatizadas, o mundo inteiro, enfim, a nos olhar com piedade, pela perda de tantas vidas causada por acontecimentos que bem ou mal poderiam ter sido evitados se nesta terra não imperasse a lei do faz de conta. Da incúria. Da irresponsabilidade. Do descaso. O que aconteceu em Santa Maria foi um crime hediondo. Quanto quer apostar que vai ficar por isso mesmo?

Mas vamos a outros fatos: Vamos transpor a tragédia para o Nordeste, a cidade de Campina Grande, por exemplo: Será que teríamos três ministérios envolvidos? Luto oficial por três dias? Bandeira a meio pau? Alguém interromperia uma viagem oficial e o bem-bom de um hotel em Santiago para fazer proselitismo político junto às famílias das vítimas?

Persiste por este Nordeste sofrido a tragédia da seca e ninguém faz absolutamente nada. Não derrama uma mísera lágrima, sequer. Não. Aqui basta uma bolsa-isso, bolsa-aquilo, bolsa-aquiloutro e pronto. Os cabrestos estão mantidos e os votos garantidos. Água? Pra que? O Rio São Francisco vem por aí, sabe Deus quando. Não me sai da cabeça a imagem anos atrás, de um repórter da televisão gaúcha muito indignado, a mostrar as cosequências de uma seca "que já dura três meses". Parece piada.

Mas, como disse acima, estamos todos traumatizados. A cultura do "depois de roubado" já começa a fazer efeito por aqui. O prefeito do Recife cogita uma varredura nas casas noturnas da cidade. Só nos resta rezar pelas almas dos que morreram.

Desesperar, jamais. O Big Brother Brasil está no ar e o carnaval será animadíssimo.

Um comentário:

VIRGOLINO disse...

É Hugo: a gente faz um esforço para empurrar o país para a seriedade e seguir o lema: Afã, Brasil!

Mas os homens públicos cobrem o nosso grito com o lema deles: Afana, Brasil!