sexta-feira, fevereiro 22, 2013

O Restaurante Picanha da Praia não é mais aquele...

Temo que alguns dos meus fiéis leitores, gente muito boa por sinal, possam discordar da opinião aqui exposta, inclusive me taxando de mesquinho, sovina, mão de vaca e outras cositas mais. Desculpem meus caros, mas não consigo ficar calado ante certas manhas e espertezas.

Há muito freqüento o Restaurante Picanha da Praia, seja pela descontração do lugar, seja pela simpatia dos garçons, seja pela comida bem feita e servida bem ao propósito do cliente, seja pelo conforto de ter apenas que atravessar a rua onde moro. Comemoração de fim de ano com os remanescentes da Panair do Brasil era feita lá. No último mês de agosto levei família, parentes aderentes e agregados para celebramos com um belo almoço o aniversário da minha neta.

Mas o tempo passou e hoje as coisas não são bem assim...

Desde a saída da simpatia do maitre Edmilson, gravataense dos bons, que as coisas começaram a degringolar: alta descomedida dos preços e baixa na qualidade nos serviços. Esse binômio diabólico estava levando o restaurante às moscas. Venceu o bom senso. Voltaram atrás nos preços, entretanto a qualidade dos serviços, e a atenção para com os clientes, nem é bom falar. Continuam uma lástima.

Bom, mas vamos ao que interessa. Ontem, após correr os devidos passinhos em bancos, pagamentos diversos e pequenas compras resolvemos, minha mulher e eu, devido ao adiantado da hora, irmos almoçar no Picanha da Praia. Se arrependimento matasse...

Sempre nos servimos pelo menu à la carte, porém a fim de não termos que esperar e já que a fome era pouca nos decidimos pelo buffet. Portanto nenhum garçom nos serviu: pegamos nós mesmos, apenas um bifinho com fritas, arroz branco e um pouco de salada. Minha mulher pediu um copo de suco de cajá.

No exato instante de pagar a conta, a qual, como sempre, me dediquei a conferir, é que percebi a conspiração do tipo: “Se colar, colou!”

Dois pratos - R$ 21.44 - Suco de cajá - R$ 4,10 (UM COPO, REPITO, UM COPO) - Acréscimo - R$ 0,35 . Total - R$ 25.89 que foram matreiramente arredondados para R$ 25,90.

Tudo bem? Mas o que significa o acréscimo de R$ 0,35?  Pasmem! Se refere à atividade do garçom ao trazer o suco até à mesa.

Conheci, ao longo da minha vida, diversas manifestações de respeito pelo dinheiro. Especialmente nas minhas viagens pelo exterior. Sempre fiz questão de receber o troco correto até porque eu sempre paguei o que efetivamente era cobrado. Várias e repetidas vezes dei bronca para não receber balas e caixas de fósforos como troco.

Há alguns anos, fui contratado pelo Clube de Diretores Lojistas para um curso de inglês a ser ministrado aos funcionários e caixas das diversas lojas do Shopping Center Guararapes. Certa vez em pleno Supermercado Bompreço, que tem nada menos de 63 guichês, ao final de uma pequena compra a mocinha do caixa me entregou o troco faltando um centavo. Assim mesmo, sem dizer nada e já pedindo para eu passar, pois a fila precisava andar. Estrilei na maior bronca. O caixa ficou parado por uns cinco minutos até que um funcionário apareceu e sanou a situação. Nesse meio tempo notei que um dos meus alunos, também caixa do mesmo supermercado, me olhava estupefato. Mais tarde, ele me chama a um canto da sala e diz sorrateiramente:

- O senhor tem toda razão em reclamar do troco, professor. Vou lhe contar um segredo. "Com esse dinheirinho não reclamado ao final do mês todos os caixas, são três turnos para cada guichê o que significa um total de 189 pessoas que recebem um abono de R$ 20,00”. Fazer filantropia com o chapéu alheio, é ruim, hein!

É isso, meus caros. Cuido que qualquer exercício de cidadania começa com o respeito. Seja o respeito pelas pessoas, seja o respeito pelo dinheiro suado mês a mês. Seja ele 35 centavos ou 35 milhões.

Forçoso dizer que brasileiro é rico. Tem pudor, vergonha de reclamar os seus direitos. Quanto ao restaurante em questão nunca mais porei os pés lá. Já estou bem velhinho para ser feito de idiota. Posso até ter cara de, mas não sou.

Finalmente um aviso aos navegantes:

Poetas, seresteiros, namorados, incautos, turistas et caterva: "Se estiverem a procura de uma boa casa de pastos, passem ao largo do restaurante "Picanha da Praia" em Boa Viagem. Não vale a pena. HC

4 comentários:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo,

Concordo plenamente com vc! Não dá para ficar calado não! Mamãe é que "bota prá quebrar" quando acontece algo assim. A "safadeza" é grande.... Bjs e abraço. Márcia

Jorge Ivan disse...

Meu total apoio profe. Essa canalha não aprende. Jorge

Edson Pedrosa disse...

Em solidariedade ao amigo e conterrâneo, eu tambem vou deixar de frequentar aquele restaurante.
Existem outras opções, não tão longe.

Berenice Carrneiro da Cunha disse...

Também concordo com vc quanto ao restaurante Picanha da Praia,não fomos mais por lá.
Acho um abuso aos clientes e frequentadores. Bere