quarta-feira, maio 29, 2013



APRESENTAÇÃO
O Ano de 2013 foi apontado pela Assembleia Geral da ONU como o ano da Cooperação Internacional pela Água. Seguindo a tendência mundial para a conservação dos recursos hídricos, e pautada no “Ano das Águas”, a Universidade Federal da Paraíba realizará o III Congresso Nacional de Educação Ambiental e o V Encontro Nordestino de Biogeografia, eventos simultâneos cujo Tema Geral Educação e Cooperação pela Água para a Conservação da Biodiversidade norteia 18 eixos temáticos para o desenvolvimento, apresentação e publicação dos trabalhos acadêmicos, científicos e técnico-educativos.
O Congresso Nacional de Educação Ambiental e o Encontro Nordestino de Biogeografia são Eventos Bianuais, sediados na cidade de João Pessoa, que se encontram, respectivamente, na terceira e quinta edições. O I CNEA e o III ENBio foram realizados no ano de 2009, com 1.300 participantes e mais de 500 trabalhos publicados, pautados no Tema Geral Educação para a Sociedade Sustentável e Saúde Global; no II CNEA e IV ENBio, promovidos em 2011, houve 1.500 participantes e um número superior a 700 trabalhos, permeados no Tema Geral Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade.
Ambos os eventos, de natureza acadêmico-científica tem como objetivo proporcionar amplo debate sobre as mudanças do meio ambiente, em nível global e local, com participação dos diversos setores representativos da sociedade. O congresso é pautado na compreensão dos fenômenos naturais e antrópicos pertinentes à composição, relações e distribuição dos seres vivos na superfície terrestre e corpos hídricos continentais e oceânicos.
As atividades programadas no III CNEA & V ENBio incluem conferências, palestras, debates e grupos de trabalhos, reunindo um público esperado de 2.000 congressistas vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Além de 40 especialistas convidados, vinculados às universidades e setores da sociedade civil, participam do Congresso Nacional de Educação Ambiental e Encontro Nordestino de Biogeografia estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e representantes governamentais e não governamentais.

Nenhum comentário: