sexta-feira, agosto 09, 2013

“Satisfeitos & Otimistas"



 Até 15 dias atrás, brasileiro estava “satisfeito” e “otimista”, diziam institutos de pesquisa


Redação Midia@Mais - Das duas uma: o brasileiro é incrivelmente volúvel, ou os institutos de pesquisa e a mídia são especialistas em mentir.


Como provavelmente a onda de protestos acompanhada de depredação e criminalidade oportunista que assola o país não servirá para nada, que ao menos sirva para alertar as pessoas a duvidar o tempo todo do que insistem em dizer os institutos de pesquisa, sempre usados como ferramenta de marketing para demagogos e oportunistas.

Em abril, a CNI dizia que “brasileiros estavam mais otimistas em relação ao emprego” e que “o emprego formal e a renda dos trabalhadores continuavam crescendo”: http://economia.ig.com.br/2013-04-05/brasileiros-estao-mais-otimistas-em-relacao-ao-emprego-apura-cni.html.

Em janeiro, um certo “Data Popular” revelava que “classe média está mais otimista em 2013” (Veja mais em:http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/2652488/classe-media-esta-mais-otimista-2013-diz-pesquisa) e que “no geral, o otimismo da classe média para a melhoria de vida elevara-se de 76% em 2012 para 81% em 2013”.

Em novembro do ano passado, o jornalista Luis Nassif garantia em seu blog que “a maioria da população, entre 18 e 65 anos, está otimista e planeja as próximas compras. A percepção, em todas as classes de renda, é de que a vida melhorou e que vai melhorar ainda mais nos próximos 12 meses. E na lista dos objetos de desejo, o topo é ocupado por celular, televisão e carro” e que “para 93% da população entre 18 e 34 anos, em todas as faixas de renda, o futuro próximo é cor-de-rosa” – ou seja, exatamente a faixa etária que de repente resolveu sair para as ruas, queimar carros e bater em policiais acuados: http://advivo.com.br/blog/luisnassif/o-otimismo-do-consumidor-brasileiro.

Quanto a alguns políticos, para o UOL, em dezembro de 2012 “73%” dos brasileiros confiavam em Dilma Rousseff (http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/arquivos/pesquisas/confianca-dilma-rousseff.jhtm) e, em abril último, “após 100 dias, aprovação de Haddad é maior que as de Serra e Kassab” (http://www.cartacapital.com.br/politica/apos-100-dias-aprovacao-de-haddad-e-maior-que-as-de-serra-e-kassab) e sua aprovação de início de mandato “supera a de todos os demais prefeitos de São Paulo desde a redemocratização, no mesmo período de governo” (http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2013/06/avaliacao-positiva-de-haddad-sobe-para-34-negativa-vai-a-21-2540.html).

Dá para confiar?

Informativo semanal Mídia@Mais

Nenhum comentário: