quarta-feira, outubro 02, 2013

ESCANDALOSOS URUBUS

Plínio Palhano

O poeta e crítico de arte Ferreira Gullar publicou um artigo, recentemente, com o sugestivo título Porque a vida não basta, na Folha de S.Paulo. Nele, expressa um olhar sobre uma faceta da arte contemporânea que explora o escândalo como forma de comunicação. Na sua abordagem universal, citou os exemplos de uma das Bienais de São Paulo e de uma obra de um artista brasileiro. Não o nomeou, nem a sua curadoria. Talvez para demonstrar que aquilo o que interessava ali era seu pensamento ante a crise da arte. A Bienal a que ele se referia expôs urubus engaiolados.

Para ele, as obras de arte nesse veio contemporâneo acabaram com a crítica, porque não têm o que se analisar, colocando-as como um fenômeno das manifestações sociológicas e culturais. Impressiona a Gullar a dimensão que têm os protagonistas que só provocam escândalos nas exposições, sem preocupação estética.

As suas intervenções no âmbito da crítica já são bastante conhecidas e sempre muito polêmicas. Um dos seus livros publicados, Argumentação contra a morte da arte, de 1993, criou um verdadeiro rebuliço. Alguns o colocam como conservador por contra-argumentar esse aspecto da arte contemporânea. Se não fosse o peso da história que construiu como poeta, escritor, crítico e militante dos movimentos políticos contra a ditadura, provavelmente ele não resistiria aos embates dos seguidores de Marcel Duchamp, um dos artistas, na história da arte do século XX, em quem Gullar bate, dizendo que tudo começou com ele. Todos os espaços da mídia são colocados à sua disposição para escrever ou falar, com independência, porque é uma personalidade internacional.

Em outro artigo, em 2007, o poeta ironiza a invenção dos ready-mades do artista francês. Um deles, o urinol de fabricação industrial, ao qual deu o nome de Fontaine, em que Duchamp pôs a assinatura R. Mutt, para concorrer em um salão organizado por uma associação de artistas independentes, da qual o artista fazia parte. Mas, como a assinatura não foi reconhecida, o júri ficou em dúvida se aceitaria o urinol como obra de arte. Terminou aceitando, por se tratar de uma entidade contrária à arte tradicional. Pegaria mal se negasse tanta audácia. Aceitou-a e colocou-a no fundo do salão atrás de um tabique, deixando o tão artista irado por tal desprezo que acabou abandonando, em seguida, a associação. “O urinol de Duchamp — afirmou Gullar — seria a expressão sarcástica da morte daquelas artes e, ao mesmo tempo, um modo de gozar a pretensão dos artistas que ainda se julgavam criadores de obras de arte.”

Plínio Palhano é artista plástico

Nenhum comentário: